O tratamento térmico de tubos oferece para o aço resistência à corrosão, mais dureza, estabilidade dimensional e maior resistência à oxidação com o passar do tempo.
Os tubos de aço são muito importantes para a estruturação de obras em diversos segmentos como indústrias de petróleo e gás, indústria de resistências elétricas, indústrias químicas, indústrias de autopeças, indústria naval, indústrias de equipamentos, indústrias de móveis, indústrias de objetos de decoração, indústrias de utensílios domésticos, indústrias alimentícias, indústria aeronáutica entre outros. Empresas de Engenharia e Montagem.
Para estes tubos há diversas formas de fazer o tratamento sem que eles percam a sua leveza. O tratamento térmico é o mais comum para este fim. Ele é feito por meio da combinação do aquecimento e resfriamento em um curto espaço de tempo, que pode modificar as propriedades do aço, caso seja necessário atender alguma exigência.
Além de oferecer mais resistência e modificar as propriedades do material, o tratamento térmico também serve para promover o amolecimento para usar em outras aplicações, oferecer mais resistência para as fraturas no aço. O aço também ganha mais estabilidade das propriedades mecânicas e físicas, contra as mudanças provocadas pela exposição em determinados ambientes.
Qual a importância do tempo de permanência na temperatura de tratamento?
O tempo de permanência na temperatura de tratamento é essencial. A sua duração vai depender das dimensões da peça e da microestrutura desejada. Quanto mais tempo passar, maior a segurança da dissolução completa das fases para uma transformação posterior. Além disso, o tamanho do grão também será maior, o que interfere diretamente no resultado final.
Quais são as vantagens dos tratamentos térmicos?
O tratamento térmico oferece como vantagem para o aço novas características, como resistência à corrosão, mais dureza, estabilidade dimensional, brilho e mais resistência à oxidação com o passar do tempo.
As peças que passam pelo processo de tratamento térmico ganham em funcionalidade e também em valor. Ele remove gases e tensões causadas por tratamentos mecânicos frio ou quente. Reduz também a dureza do aço e elimina os efeitos dos tratamentos mecânicos ou térmicos que o material possa ter passado em processos anteriores.
O processo modifica também as propriedades mecânicas do aço, como a resistência do material, altera as características magnéticas e elétricas, e ajusta a textura bruta de fusão.
Como a temperatura influencia no tratamento térmico?
A temperatura influencia diretamente no tratamento térmico do aço, uma vez que ela determina a forma desejada e também a transformação da composição deste elemento.
No caso da fabricação de uma faca, por exemplo, o tratamento térmico é essencial. É ele que vai definir a qualidade da lâmina, aumentando a dureza dela ou ajudando na retenção do seu poder de corte.
Quais são as etapas de um tratamento térmico?
O processo de tratamento térmico de tubos inclui as seguintes fases: aquecimento, manutenção da temperatura e resfriamento. Assim, os aços passam por um processo de amolecimento, reduzindo a dureza e a tenacidade, endurecimento, para aumentar a resistência mecânica, ou para modificação das propriedades do material, aumentando a vida útil do aço e outras propriedades.
A Sandsteel tem como missão promover a qualidade dos serviços e produtos, cumprindo as normas exigidas. Entre os nossos principais objetivos estão manter o nosso sistema de qualidade de acordo com a norma ISSO 9001: 2015, manter uma política de parceria com as partes envolvidas e promover a melhoria contínua de gestão de qualidade.
Saiba mais sobre tratamento térmico de tubos.